segunda-feira, 27 de abril de 2009

A Casa dos Pequenos Cubos


Título Original: La Maison en Petits Cubes (Japão, 2008)
Gênero:
Drama, Animação, curta-metragem
Direção:
Kunio Kato
Roteiro:
Kunio Kato
Música:
Kenji Kondo

Recebi de uma pessoa querida o link para o filme que recebeu o prêmio da academia por melhor curta em animação, “La Maison em Petits Cubes”, do jovem diretor japonês Kunio Kato. 

Ainda fico impressionada como o ser humano é capaz de em poucas palavras, em poucas linhas, ou em poucos minutos fazer poesia, pois é o que “A Casa em Pequenos Cubos” é. Pura poesia. 

A história é sobre um homem que vê sua casa regularmente ser atingida pelas águas que sobem implacavelmente, obrigando-o a ir construindo sempre um andar a mais, a fugir de uma força maior que ele. A água não espera ninguém, não vê o que leva em seu caminho, mas segue irremediavelmente seu curso sem piedade nem distinção. A metáfora da impermanência me salta aos olhos. Me atraem filmes e obras com esse tema, que mostram como nossos esforços são vãos e pequenos diante da inexorabilidade daquilo que pensamos entender: a vida. 

O diretor é japonês e aparentemente toda a equipe, porém o título é em frencês e curiosamente a estética do filme não lembra os padrões asiáticos, a não ser pela suavidade e delicadeza das linhas. Para nossa sorte, o vídeo está disponível no youtube e no vimeo, aqui: http://www.vimeo.com/3352352

Espero que gostem tanto quanto eu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário