sexta-feira, 24 de abril de 2009

Crônica Indiana


Título Original: Slumdog Millionaire (EUA/ Reino Unido): 2008
Direção: Danny Boyle 
Roteiro: Simon Beaufoy e Vikas Swarup  
 
Elenco

Dev Patel (Jamal Malik adulto)
Freida Pinto (Latika)
Anil Kapoor (Prem Kumar)
Madhur Mittal (Salim adulto)

Como um jovem que cresceu nas ruas e favelas de Mumbai chega à última pergunta do game show milionário mais popular da Índia? Será que ele é:

a) um gênio; b) é um abençoado pela sorte c) ele trapaceou; ou d) estava escrito?

Prestes a ganhar 20 milhões de rúpias, a genialidade do jovem Jamal Malik é posta à prova. Através da estratégia inteligente do diretor Danny Boyle e percorrendo a difícil infância e adolescência de Jamal, ficamos sabendo como ele sabia as respostas para cada uma das improváveis perguntas feitas a ele. No entanto, Jamal está na televisão para ser visto por sua namorada e companheira de infância na esperança de um reencontro.

Passeando por suas memórias, somos levados às entranhas das favelas de Mumbai, uma das cidades mais populosas e caóticas do mundo. Danny Boyle não tem pudor em mostrar o lado da Índia que não é exatamente um chamariz de viajantes e aventureiros. É a miséria, a exploração de crianças, a pobreza e as mazelas sociais que o país vêm lutando arduamente para combater.

Eu conheço Mumbai. A primeira sensação quando você desce do avião é de que entrou direto em um forno industrial.

No alto de uma passarela, ao deitar olhos pela primeira vez na Estação Ferroviária Central, onde acontece boa parte da ação de Slumdog, tive um súbito impulso de virar as costas e dar no pé. Milhares de pessoas transitam como num verdadeiro formigueiro, num caos harmônico e colorido que me deixou de boca aberta por alguns minutos. Tomei um fôlego e corri para pegar o trem, numa alegre operação de guerra.

Enquanto o Brasil assiste em massa à uma novela onde vemos uma Índia plástica e os nossos velhos e cansados conhecidos globais, Danny Boyle nos oferece um retrato bastante fiel de vidas que não imaginamos existir. Mas da mesma forma, como um norueguês ou um austríaco imagina uma favela carioca?

Sabemos nos identificar com o cenário onde a trama se desenrola, e a semelhança da seqüência de abertura com “Cidade de Deus” não é mera coincidência;
Nesse ponto temos que reconhecer o pioneirismo e a ousadia de Fernando Meirelles, já que quando vemos Slumdog, imediatamente sabemos que já vimos algo semelhante em algum lugar. O doce gosto do reconhecimento que Danny Boyle está experimentando hoje, já foi provado por Meirelles.

O filme abusa dos flashbacks, e curiosamente nenhum é fora de propósito ou deselegante, já que o uso dessa saída fácil geralmente cai no clichê e na falta de originalidade. Os protagonistas são mostrados em diferentes idades e com diferentes atores, num caso de direção excepcional. Aliás é uma característica dos filmes de Danny Boyle. Atores bons e consistentes foram essenciais para seus filmes, entre eles Trainspotting e o mordaz “Cova Rasa”.

O jovem Dev Patel (Jamal Malik) é carismático e expressivo. O ator de origem indiana, nascido e criado em Londres, conheceu Mumbai pela primeira vez durante as filmagens, e a coadjuvante Freida Pinto é belíssima. Na verdade, são poucas as interpretações do filme que não seriam dignas de nota.

Slumdog concorre a 10 Oscar, incluindo melhor filme e melhor diretor, e já foi o grande vencedor do BAFTA, o maior prêmio de cinema Britânico. Das onze indicações levou o prêmio de melhor filme, além de outros seis. Mas sinceramente, quem precisa de uma estatueta da academia? Não este filme. Esse se garante sozinho.


Raras vezes no cinema um filme reúne numa constelação atores e equipe que dançam harmoniosamente, cada qual com seu brilho único e no entanto sem ofuscar as demais, num movimento onde elas apenas realçam a luz dos companheiros. É o equilíbrio perfeito, daqueles que por mais planejado que fosse, apenas acontece por um capricho do destino. Vai ver, estava escrito.





2 comentários: