quinta-feira, 16 de abril de 2009

Onde Tudo Começou


Paris, dezembro de 1895. É o pico do rigoroso inverno europeu, e no centro de Paris, mais exatamente no bucólico Boulevard des Capucines, centenas de homens, mulheres e crianças se acotovelavam em filas em frente ao Grand Café, cheios de pulsante curiosidade. Para entrar, pagavam 1 franco e desciam as escadas até o subsolo, onde no Salão Indiano 100 cadeiras se enfileiravam diante de um pano branco estendido na parede. Sobre ele, seriam projetadas as primeiras e mágicas imagens em movimento, registradas pelas câmeras de Auguste e Louis Lumière, apenas curtos filmes mudos em preto-e-branco. 

Quando o público atônito viu a primeira exibição do filme que ficou conhecido como “A Chegada do Trem”, houve a primeira grande comoção da história do cinema, que veio a se repetir por muitas e muitas vezes na história deste invento revolucionário. A filmagem em questão havia sido feita na estação de La Ciotat, num trajeto do trem Paris-Lyon-Marseille, e a câmera filmava toda a ação do trem chegando em direção aos espectadores. Diz a lenda que foi um deus nos acuda. Uns fugiam em desespero, outros se escondiam debaixo das cadeiras e alguns ainda desmaiavam ou ficavam paralisados, convencidos de que o monstro de vapor iria esmaga-los em sua chegada triunfal.

Mesmo sem a emoção original, o cinema continua despertando todo o espectro das emoções humanas. Você se lembra da primeira vez que esteve em uma sala de cinema? Lembra qual era o filme? Talvez você só conheça a experiência do Multiplex. Mas talvez você seja do tempo em que as salas de cinema não ficavam dentro dos shoppings, tinham sala de espera e até uma bombonière. Se a sessão estava lotada, sem problemas. Sempre dava pra achar um lugarzinho no corredor ou nas escadas, de preferência bem na frente.




Este blog nao tem nenhuma pretensão. Mas tem a intenção de discutir bons filmes, de ampliar nossos horizontes e de ser um lugar para novas descobertas, sejam do cinema, da literatura, do espírito. 

 


Um comentário:

  1. Lembro de muitos detalhes de quando fui ao cinema pela primeira vez.

    As outras crianças gritavam muito e eu pedi à minha mãe pra voltar pra casa.

    Ela riu e me disse que se eu esperasse mais um pouquinho em poucos minutos todos iriam calar a boca ao mesmo tempo

    e apostou comigo uma barra de chocolate porque eu duvidei. Daí não resisti, entrei e ela de vez em quando ela joga isso na minha cara pra me lembrar de que..deixapralá que dá um filme..hauahuahu

    O filme era "Tom e Jerry"- o desenho animado original mesmo, eu tinha entre sete e oito anos.
    beijos.

    ResponderExcluir